meu jardim

meu jardim
meu jardim

sábado, 30 de agosto de 2014

Recuperando os cactos


Me interessei por esse assunto quando me deparei com umas manchas marrons em um dos meus cactos e não sabia o que fazer para recuperá-lo. Então resolvi pesquisar e ajudar a quem está com o mesmo problema que eu passei.
Algumas das doenças mais comuns nos cactos são: fungos, podridão, murchamento e atrofiamento devido a falta de luz solar no solo. Alguns cuidados podem ser tomados, a fim de se evitar que a doença e espalhe e torne mais difícil o seu controle.

- observação de pragas: devemos ficar de olho nessas praguinhas que tentam se alojar e procriar nos nossos amiguinhos. São vários tipos: insetos, ácaros, lesmas, caracóis. Por isso é muito importante que se tenha o hábito de, sempre que possível, verificar qualquer tipo dessas pragas que venha aparecer é retirá-las um a um com as mãos, se forem poucos, no caso de muitos, uma escovinha resolve o problema, mas precisa ser macia e estar úmida. No caso de infestação, só mesmo um bom inseticida vai resolver o problema, tomando cuidado com o excesso e com os muito tóxicos, pra não prejudicar ainda mais o cactos.

- apodrecimento:  vários tipos de fungo, podem causar o apodrecimento, entre eles o Botrytis, Phitophtora e o Monilia. Nesse caso, deve-se usar um fungicida específico para esse fungo e também um de amplo espectro, a fim de impedir que outros fungos se alojem. A terra deve ser completamente descartada. Alguns cactos colunares ou pendurados podem ser salvos cortando a parte enferma do talo e deixando cicatrizar a parte sã e replantando


Foi o que fiz com o meu lindinho. Olha como ele estava:




A primeira coisa foi cortar abaixo da rachadura, dividindo meu cactos ao meio.


 A parte de cima, que estava intacta, começou a ser preparada para ser replantada.




O próximo passo foi colocar canela em pó, que tem função cicatrizante e esperar ficar pronto para replantar.






Após três dias cicatrizando, já foi possível replantá-lo. E aí está, se recuperando aos poucos.



Quando tiver 100% posto outra foto. Ok?

Bjs





9 comentários:

  1. obrigado pela dica, vou fazer em um dos meus .

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia, tenho um cacto candelabro adulto com 2 metros num vaso . Mais está com manchas marrom em toda as pontas e ao colocar em outro lugar que pega mais sol ele ficou meio esbranquiçado. O que faço eu adoro ele. Att. Vania

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. ola também e vou fazer video sobre esse assunto por isso pesquisando muito...

      Excluir
  4. vamos lembrar que uso de inseticidas deve ser manejado de forma correta para não poluir meio ambiente e mesmo esses venenos que são vendidos por ai agridem e sao venenos, e espantam e matam os outro insetos do bem como joaninha, etc. abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi! O que aconteceu com seu cacto. Eu tenho um parafuso e minha cachorra comeu ele bem embaixo, estou tentando salvar ele. Já cortei como vc fez na foto, deu certo replantar ele?

    ResponderExcluir
  6. Amigo, tenho um mandacaru jovem, com pouco menos de 1m de altura. Um dos bracinhos dele começou a ficar preto, murchou e apodrece totalmente, chegando até a soltar um pozinho preto. Pode toda a parte apodrecida, mas várias outras manchas pretas estão aparecendo pelo corpo dele. Percebo que, nas partes manchadas, há amolecimento. Estou tentando podar todas as partes manchadas, mas elas insistem em aparecer. Já não rego há mais de 15 dias, por medo de ser excesso de água. Ele já está tomando bastante sol. Enfim, não sei mais como combater. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Só o pó da canela tem esta função cicatrizante? ou existe outro produto que possamos passar?

    ResponderExcluir